Para obter a certificação ISO 9001:2015, é necessário completar todas as fases da implantação. Confira as ações realizadas em cada etapa do processo.


Fase 03 Abordagem de Processos

Tem como objetivo promover o alcance dos resultados estratégicos, táticos e operacionais e de qualidade da Sabion.

Os resultados a serem alcançados pela Sabion estão descritos na forma dos objetivos estratégicos e a forma como cada área se dispõem a contribuir chamamos de objetivo da qualidade.

Uma vez definido os objetivos, partimos para a etapa de documentar de forma macro as atividades realizadas por cada área. Nesta etapa, buscamos entender como as áreas se relacionam e se existem riscos/oportunidades a serem realizadas.

Identificado os riscos/oportunidades, cabe aos gerentes priorizarem e definirem qual será o plano de ação para mitigar/eliminar os riscos e potencializar as oportunidades. Uma vez definido, cabe ao responsável escolhido pelo gerente executar o plano de ação.

Fase 04 Gestão da Informação e Infraestrutura

Tem como objetivo determinar e prover os recursos necessários para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade através da Análise da Infraestrutura, Pesquisas de Satisfação e Comunicação.

Gestão a Vista
Trata-se de nossos principais canais de comunicação referente a novidades do Sistema de Gestão da Qualidade e da ISO 9001:2015. Atualmente temos 4 canais que são:

Fique Ligado
Através dos e-mails #FiqueLigado você receberá informações em primeira mão a respeito de novidades e atualizações a respeito da ISO 9001:2015

Portal SGQ
Através do Portal SGQ, você terá acesso total as informações da ISO 9001:2015 (Missão, Visão, Valores, Política da Qualidade e Linha do Tempo), conteúdos de sua área (Pastas do SGQ), Materiais de Treinamento e Quizzes.

Pastas do Sistema de Gestão da Qualidade
Processos, indicadores e documentos de sua área.
Materiais de treinamento.

Campanhas Offline
A Sabion também já está estruturada e pronta para nossas campanhas da ISO 9001:2015. Clique aqui para ter acesso as fotos da nossa campanha offline.

Pesquisa de Satisfação
Com o intuito de melhorar continuamente os aspectos da Sabion que influenciam na satisfação de nossos clientes e colaboradores, realizamos no dia 05/05/2021 a 1ª Pesquisa de Satisfação Interna e a Pesquisa de Satisfação do Cliente.

Infraestrutura
Para assegurar que nossos colaboradores terão a sua disposição o ambiente e ferramentas adequadas para a execução de seu trabalho, foram implantados os seguinte processos:

Checklist de Infraestrutura: processo que visa avaliar se o ambiente de trabalho e sua estrutura estão de acordo com o esperado.

Controle de Manutenção de equipamentos: processo que visa acompanhar os equipamentos que necessitam de manutenção corretiva ou preventiva.

Plano de Investimento
Trata-se de nosso processo para gerenciamento e aprovação da alta direção dos projetos que necessitam de investimento.

Medição e monitoramento
Algumas áreas possuem indicadores de qualidade que são medidos periodicamente (mensal, trimestral, semestral ou anual). Atualmente as áreas que possuem seus próprios indicadores são: Clube de Vantagens, Comercial, Relacionamento, RH e TI – Infraestrutura.

Fase 05 Gestão de Pessoas

Esta é uma etapa muito importante, cujo foco é aumentar o desempenho dos colaboradores.

Gestão de Pessoas são processos que devem estruturar e organizar os recursos (conhecimentos, habilidades e atitudes) com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da empresa e do profissional. Em busca da competência de cada colaborador, a Gestão de Pessoas tem como base 3 pilares:

  • Conhecimento: a formação profissional, é saber o que fazer

  • Habilidades: a experiência profissional, é saber como fazer

  • Atitudes: a ação do profissional, é querer fazer

Durante a avaliação de competências, é possível identificar a necessidade de treinamento. Treinamento que pode ser técnico, comportamental, atuação diária, workshop, salas de bate-papo, entre outros.

Também é avaliada a necessidade de integração ou engajamento contínuo, onde o colaborador deverá receber as informações da empresa, seu contexto, sua identidade, seus objetivos e a sua política da qualidade, bem como a atuação da sua área e equipe. Essa integração também pode ser vista como uma estratégia de engajamento contínuo, principalmente entre os times, por meio de uma pesquisa de satisfação, canal de comunicação, trabalho colaborativo em equipe, etc.

Conclusão

A Gestão de Pessoas avalia a competência, na busca pelo desenvolvimento do profissional e pela melhoria do clima organizacional para alcançar o crescimento da empresa e a valorização do seu colaborador.