Tire suas dúvidas e se informe sobre os assuntos mais importantes da implementação.

Perguntas frequentes

O que são as terminologias ABNT NBR ISO9001:2015?

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
NBR
- Norma Brasileira Regulamentadora.
ISO
- Organização Internacional de Normatização.
9001
- Indicação da norma internacional.
2015
- Versão de publicação da norma.

O que é ISO9001?

É uma norma do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que permite às organizações verificar a consistência de seus processos, medir e monitorá-los com o objetivo de aumentar a sua competitividade e com isso, assegurar a satisfação de seus clientes.


O que é SGQ?

SGQ é a sigla utilizada para o Sistema de Gestão da Qualidade.

Sua finalidade é buscar através das atividades de uma empresa, quais são seus objetivos, para que o SGQ possa identificar, quais são os processos e os recursos necessários para atingir o resultado desejado.

Em atendimento à norma ISO9001:2015, o SGQ orienta as empresas, em seus processos para que possam exercer seus serviços com qualidade, seguindo as normas e consequentemente conformidades, e assim, atendendo o foco desta versão 2015 da ISO9001 que é, aumentar a satisfação de seus clientes.

Quais são os benefícios ?

  • Melhoria da qualidade dos serviços;

  • Níveis mais altos de satisfação do cliente;

  • Padronização da empresa, tornando-a referência para os clientes, fornecedores e partes interessadas;

  • Redução de custos;

  • Melhoria na comunicação interna e na satisfação do trabalho;

  • Maior produtividade e eficiência nos processos;

  • Vantagem competitiva e aumento de oportunidades;

  • Maior visibilidade no mercado.

Quem se beneficia com a ISO9001?

Os colaboradores:

  • Melhoria na infraestrutura e nas condições do ambiente de trabalho;

  • Treinamentos diversos visando aumentar a capacitação;

  • Pessoas preparadas para o trabalho a ser executado;

  • Valorização do conhecimento profissional;

  • Melhoria da qualidade e da produtividade.


Nossos clientes:

  • Serviços de melhor qualidade;

  • Confiabilidade no serviço adquirido;

  • Melhoria no atendimento;

  • Atendimento aos requisitos e prazo.

Quais são as fases de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade?

Fase 1 - Iniciando o projeto.
Etapas - Iniciando meu projeto, Definição da Equipe de Gestão e Curso Entendimento da ISO9001.

Fase 2 - Gestão Estratégica.
Etapas - Gestão Estratégica, Análise do Negócio, Declarações Institucionais, Partes Interessadas, Definição do Escopo do Sistema de Gestão, Contexto da Organização, Política da Qualidade, Concluindo a Etapa, Revisão das atividades.

Fase 3 - Abordagem de Processos.
Etapas - Abordagem de Processos, Mapeamento de Processos, Objetivos da Qualidade, Gestão dos Riscos e Oportunidades, Plano de Ação, Concluindo a Etapa, Revisão das Atividades.

Fase 4 - Gestão da Informação e Infraestrutura.
Etapas - Gestão da Informação e Infraestrutura. Comunicação Interna, Satisfação Interna, Satisfação do Cliente, Infraestrutura, Plano de Investimento, Indicadores do Processo, Concluindo a Etapa, Revisão das Atividades, Controle da Informação Documentada.

Fase 5 - Gestão de Pessoas.
Etapas - Gestão de Pessoas, Check list Admissional, Integração de Novos Colaboradores, Conhecimento Organizacional, Definição dos Cargos, Comprovação das Competências, Plano de Ação, Treinamentos Obrigatórios, Indicadores de Processo, Concluindo a Etapa, Revisão das Atividades, Controle da Informação Documentada.

Fase 6 - Gestão Operacional.
Etapa - Gestão Operacional, Plano Operacional, Comercial, Planejamento e Controle da Operação, Criando uma Instrução de Trabalho, Equipamentos de Medição, Aquisição, Pedido de Compra, Lista de Programação Mensal, Aprovação de Fornecedor, Etiqueta de Inspeção, Controle de Mudanças, Indicadores de Processo, Concluindo a Etapa, Revisão das Atividades, Controle da Informação Documentada.

Fase 7 - Orçamento de Auditoria Interna e de Certificação

Etapa - Orçamento de Auditoria Interna e de Certificação.


Fase 8 - Gestão de Desenvolvimento

Etapa - Gestão de Desenvolvimento, Concluindo a etapa, Revisão das Atividades, Controle da Informação Documentada.


Fase 9 – Gestão de Resultados

Etapa - Gestão de Resultados, Saídas Não Conformes e Ação Corretiva, Concluindo a etapa, Revisão das Atividades, Controle da Informação Documentada.


Fase 10 – Gestão de Melhorias

Etapa - Gestão de Melhorias, Plano de auditoria Interna, Relatório de auditoria interna, Análise Crítica pela Direção, Revisão do Sistema de Gestão, Avalie a Templum!


Fase 11 - Preparação para Auditoria Externa

Etapa - Preparação para Auditoria Externa.


Fase 12 – Pós-Certificação

Etapa - Pós-Certificação, Divulgue sua conquista, Manutenção do SGQ.



Quer saber mais sobre a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade? Entre em contato pelo e-mail iso9001@sabion.com.br.